SUJEITO SOCIAL – POLÍTICO
Convida: FUSP – Frente Única Social e Política
Breve perfil da obra:
Este ensaio é uma porta em aberto para receber o novo sujeito da transformação social. Talvez o sujeito revolucionário.
Em todo caso, esse sujeito social-político pertence ao século XXI. Sua ética e sua estética, sua anatomia e sua envergadura neste tempo de mudanças profundas, terão que ser descobertas.
O companheiro escritor Juan Luis Berterretche, estimulado pelos debates da construção do PSOL, navegou novos tipos de protagonistas sociais, procurou e procura a cada dia, conectá-los analiticamente com outros referentes sociais que atuam e que se multiplicam, especialmente na América Latina.
Esses atores/agentes são multifacetados e amanhecem entre várias experiências. Nestas caminhadas criativas, transversais e múltiplas, são também pioneiros, pela forma de militar e atuar – sempre como protagonistas sociais-políticos.
Geralmente traçados e somados por um perfil multitudinário, ou pelo menos coletivo, esses novos sujeitos abarcam desde nossos jovens do MPL – Movimento Passe Livre, até os secundaristas do Chile; dos recuperadores de fábricas do Río de
O Sujeito Social-Político é multiforme, geralmente pobre, mestiço, indígena, homem e mulher históricos. É a massa de explorados, sem cúpulas partidárias ou sindicais orientando suas principais decisões, a cara potente e transformadora que busca Juan Luis. Anda atrás dela contigo e com todos.
Para que intervenhas como protagonista desse desafio, deixa estas linhas iniciais que pesquisam o SUJEITO SOCIAL-POLÍTICO e sua OFENSIVA SOCIALISTA sem conclusões. Há todas as janelas possíveis sem vidros nem cortinas, como uma generosa casa que precisa ser habitada e revestida com mais linhas, com mais livros e com mais perfis deste ser novo que nos libertará, mais cedo do que tarde.
Raul Fitipaldi, membro da FUSP.