A Torre de Babel inicia a caminhada em 2007:
Um primeiro ano de afirmação
amplia as expectativas deste segundo
Tendo como ponto central do planeta esta querida Desterro; a misteriosa Desterro que cresce (ou incha?), margens dentro e fora do Atlântico, onde a vida se degusta de forma mais pausada que nas cidades enormes, porém, nem sempre mais cosmopolitas que a nossa, avaliamos o primeiro ano do nosso pequeno projeto de ensino de línguas (Inglês e Espanhol) e comunicação cultural. A partir desta avaliação iniciaremos o segundo ano.
Da perspectiva do ensino foi muito relevante em termos práticos, ter ostentado um número inexpressivo de desistências. Isto é relevante numa atividade onde não há nem diplomas nem outros benefícios para o aluno que não sejam o conhecimento além das formalidades lingüísticas. É possível que a nossa mensagem tenha captado exatamente o perfil de participantes que desejamos: pessoas com grande apreço pela cultura e a integração dos povos, além de portadores de um significativo nível de curiosidade como ferramenta para transcender o espaço temporal das reuniões pactuadas no semestre.
Se por um lado tod@s @s participantes não conseguiram uma total assiduidade, a relação individual e coletiva, estabelecida através da pesquisa extra-reunião e do contato através da internet tem permitido que o retorno depois de cada ausência semanal tenha acontecido de forma natural, sem ferimento no processo de aprendizado do indivíduo e do coletivo.
Convém, claro, salientar que há uma diferença no tratamento das aulas/reuniões de inglês e espanhol, oriunda das especificidades lingüísticas e culturais de cada idioma. Também, produto das necessidades diversas dos participantes de uma ou outra língua. No entanto, os resultados profissionais, que especialmente espera o aluno de inglês, mais vinculados à área comercial e profissional têm sido muito satisfatórios. Também em nível universitário. Como o tratamento individual e coletivo da perspectiva do Projeto América Latina Palavra Viva não varia, as distâncias entre os resultados práticos e gerais de uma e outra língua (inglês e espanhol) se parecem bastante, embora os tempos sejam mais morosos para uma língua do que a outra.
Em função da transparência necessária a um Projeto que se oferece como novedoso, educativo, cultural e popular e do qual poucas pessoas podem participar ao longo de um ano, ao menos até que novos profissionais possam ser preparados para este método de transmissão de conhecimentos, esta avaliação se torna pública através do nosso blog. Ela nos leva a antecipar que as expectativas para este ano se tornam mais amplas e um pouquinho mais pretensiosas. Mesmo assim, as características gerais do Projeto se manterão as mesmas, alicerçando o método e enriquecendo em quantidade e qualidade os elementos culturais e informativos (inclusive no blog) que precisam os participantes e as pessoas que se vinculem ao Projeto via on line para obter um maior rendimento econômico, apesar do custo baixíssimo que será mantido, e sobre tudo, uma maior integração aos países e às culturas vinculadas às duas línguas. A nova caminhada começa em 17 de março de 2007.
Sejam bem-vind@s @s que nos acompanhem nesta trilha.
Tali Feld Gleiser
Raul Fitipaldi